Visita Virtual à Exp. biomas do Brasil - Português                   Visita Virtual à Exp. Biomas do Brasil - Inglês                  Visita virtual a Exp. Biomas do Brasil - Français                    libras_80

Escolha um idioma e comece a navegar 

O Museu é uma entidade criada pela Fundação da Memória Republicana Brasileira. Criada em 2011, ela tem como missão a promoção dos ideais republicanos do Brasil, além da pesquisa e o registro de fatos da História deste país e, particularmente, do Maranhão. Em especial, o museu visa inspirar o estudo e o debate dos problemas brasileiros e, de forma mais específica, dos maranhenses. Com isso, acredita-se que a defesa, a preservação e a divulgação do patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, do povo brasileiro e das culturas íbero-americanas e lusófonas serão postos em prática.

O que você encontra por aqui:

O acervo audiovisual é constituído de aproximadamente 12.900 peças, como álbuns fotográficos, CDs, CD-Rs, discos, fitas de som; fitas de vídeo, pôsteres, quadros fotográficos, projetos fotográficos, DVDs, fotos avulsas do períodos de 1966-1971 e 1985-1990 e negativos em que registram a carreira política e literária de José Sarney. Fora isso são 4.931 peças, incluindo obras de arte, objetos decorativos, gravuras, esculturas, coleção de selos, medalhas e condecorações, artesanatos de vários países, além de imagens religiosas. Entre as peças de artes plásticas, há obras de autoria de importantes artistas, como Siron Franco e Carlos Brecher, além de pintores e escultores maranhenses de renome.

 A biblioteca que faz parte da Fundação tem um acervo bibliográfico constituído por 23.733 volumes, sendo 3.217 de obras raras, com destaque para textos de padre Antônio Vieira, “Don Quichotte” (versão em espanhol), de Miguel de Cervantes (1837), “Divina Comédia”, de Giovanni Boccaccio (1918),”Espumas Flutuantes”, de Castro Alves, textos de Coelho Neto e muitos outros. O acervo é constituído também por folhetos, periódicos, edições estrangeiras, obras literárias e outros.

Fique por dentro:

O museu, que funciona no antigo prédio do Convento das Mercês, também é responsável pela guarda, preservação, organização e divulgação os acervos documentais, bibliográficos, iconográficos e artísticos do Patrono da Fundação, José Sarney. E como trabalho social desenvolve a formação de lideranças jovens e a preparação de recursos humanos para as necessidades da sociedade maranhense. Sem falar no ensino em seus diversos graus e o incentivo a estudos, pesquisas e projetos de natureza cultural e educacional, inclusive mediante a realização de concursos, a atribuição de prêmios e a concessão de bolsas.

Há também um importante Centro de Documentação que abriga um dos maiores acervos textuais do país, textos manuscritos e datilografados; recortes de jornais; cartas enviadas por populares; e cartas diversas, além de cartazes, diplomas, mapas, partituras e cópias de pautas dos principais despachos com ministros, assessores, reuniões ministeriais, correspondência pessoal, de colaboradores e de terceiros.


Visite o Museu da Memória Republicana:logo_quimica

 

Endereço : Rua da Palma 502, Desterro

Fone: +55 (98) 3221-3724

Site: http://www.fmrb.ma.gov.br/

Horários de visita:

O expediente administrativo da Fundação da Memória Republicana Brasileira é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

O museu fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; e aos sábados das 8h às 12h. A entrada é gratuita.