Visita Virtual ao Museu do Oratório - Português             Visita Virtual ao Museu do Oratório - Inglês            Visita virtual ao Museu do Oratório - Español            Visita virtual ao Museu do Oratório - Français
 
Escolha um idioma e navegue pelo museu
 

Inaugurado em Ouro Preto, em outubro de 1998, o Museu do Oratório apresenta uma magnífica coleção, única em todo o mundo, com oratórios que se caracterizam pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais. Através dos detalhes das peças é possível captar a arquitetura, a pintura, o vestuário e costumes da época em que foram produzidos, o que permite uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.

 

O que você encontra aqui:

Cerca de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX expostos numa atmosfera proporcionada por um fundo musical barroco. O prédio, um casarão histórico de três andares, fica situado no adro da Igreja do Carmo que você também poderá visitar. Nele, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814), o mais importante escultor barroco do Brasil em todos os tempos.

Fique por dentro:

O projeto museográfico é do francês Pierre Catel e as peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez. O Museu do Oratório, bem como o Museu de Arte e Ofício em Belo Horizonte, estão vinculados ao Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, que tem por objetivo a preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural brasileiro e atua especialmente no desenvolvimento de projetos museológicos e museográficos. Além disso, a instituição, presidida por Angela Gutierrez, coordena projetos editoriais focados na área de patrimônio e desenvolve projetos educacionais e culturais.


Visite o Museu do Oratório:

Endereço: Casa Capitular da Igreja Nossa Senhora do Carmo Adro do Carmo, 28logo_oratorio

Fone: +55 (31) 3551 5369

Email: info@oratorio.com.br

Site: www.oratorio.com.br

Horários de Visitação:

Diariamente de 9:30 às 17:30 horas.

Exceto:

* Dia 1o. de Janeiro

* Dia 21 de Abril

* Dia 12 de Outubro

* Dia 25 de Dezembro